-
Arquitetos: DesignInc
- Área: 2850 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Dianna Snape
Descrição enviada pela equipe de projeto. Financiado conjuntamente com o Governo da Austrália, através do Fundo de Saúde, o Centro Médico de Primeiros Socorros de Ballarat cria uma nova abordagem para oferecer qualidade e cuidados de saúde a preços acessíveis para a comunidade.
A abordagem do projeto conceitual foi proporcionar um ambiente saudável e estimulante com base em toda uma filosofia de vida inspirada nos benefícios do contato com a natureza e comunidade. Ambas estratégias passivas e ativas foram integradas para se envolver à um nível físico e mental com a mensagem subjacente de promoção da saúde e de um projeto sustentável.
A ideia fundamental do projeto procurou maximizar o potencial de envolvimento da comunidade para com a obra. O pé direito duplo do átrio central atravessa o centro do edifício, tornando-se uma experiência contínua de ar, luz e paisagem. Esta 'coluna vertical' paisagística oferece uma forma clara através da construção e define uma série de espaços de uso passivo e ativo.
Uma escadaria imponente sobe no final da coluna vertebral e apoia um programa de diversos eventos para a comunidade. A capacidade de abrir espaços polivalentes adjacentes permite a espinha expandir-se ou contrair-se conforme necessário.
Externamente, um terraço jardim foi projetado para integrar lugar e comunidade, ecoando formas contextuais e regionais e fornecendo uma identidade única para o Centro de Saúde. Materiais locais, incluindo tijolos, madeira reciclada, metal de revestimento e policarbonato, são integrados de uma forma contemporânea. Espaços internos apresentam oportunidades para exposições interativas, conexões visuais e elementos que incentivam o envolvimento físico.
Um espectro de usuários de diferentes origens culturais acessam os serviços prestados, por isso, era importante que o edifício fosse acolhedor e envolvente. A natureza foi reconhecida como o elo comum entre esses diversos grupos. Jardins internos, uma pérgola de madeira, pavimentação e iluminação pública foram integrados ao todo. Madeira reciclada e tijolo foram incorporados por sua calidez e textura, a fim de contrastar com a sensação clínica normalmente associada aos serviços de saúde.
O cliente altamente colaborativo e aberto e a equipe de projeto foram fundamentais para desenvolver um projeto de grande qualidade. A equipe desafiou os espaços iniciais criando um átrio e jardim generosos que se tornaram a identidade primária do projeto. Isto foi obtido dentro do orçamento original do projeto. O centro abriga um conjunto completo de serviços, incluindo a clínica geral, a saúde sexual, clínicas de podologia, salas de consulta multifuncionais e serviços de bem-estar, além de uma academia, salas de conferências e reuniões, um café independente e instalações de escritório para mais de 100 funcionários.
Abordagem Sustentável de Projeto
A abordagem sustentável foi um dos principais desafios do projeto. O edifício é inspirado pelos benefícios do contato com a natureza. Estratégias passivas e ativas foram integradas a fim de envolver tanto a nível físico quanto mental a mensagem social subjacente da promoção da saúde e do projeto sustentável.
O edifício foi projetado para diminuir as barreiras entre o interior e o exterior. Jardins internos foram fornecidos para maximizar o contato com a natureza e os benefícios ambientais que ela traz. A planta retangular altamente eficiente e compacta abriga os dois níveis principais. Técnicas padrão de construção de edifícios de prumos e treliças de madeira, alvenaria e elevados níveis de isolamento se combinam entre si para garantir uma abordagem acessível para a criação de uma arquitetura comprometida com o usuário.
O projeto inclui as seguintes iniciativas:
Otimização do Ambiente Interno - penetração de luz; janelas operáveis para ventilação natural e um interior altamente vegetado.
Eficiência energética - iluminação de alta eficiência; sensor de iluminação para zonas de serviço; alta eficiência de vidros duplos; janelas controladas que administraram a entrada e saída de ar quente / frio, integradas através do sistema de aquecimento e arrefecimento para isolar áreas quando as janelas estão abertas.
A eficiência da água - aproveitamento de águas pluviais, tanques de armazenamento de água de 80.000 litros e reutilização para descarga do banheiro e irrigação. Soluções de transporte sustentáveis - instalações de ciclismo para os usuários, incluindo um bicicletário seguro, chuveiros e armários. Tecnologias de energia renovável - aquecimento solar de água; e um sistema de energia solar fotovoltaica 25kw.
Reciclagem de Resíduos - estação de reciclagem de resíduos na área pública; e sistema de compostagem da matéria orgânica.
Materiais Sustentáveis - materiais de nenhuma ou baixa emissão de poluentes (carpetes, tintas e adesivos); utilização de materiais locais ou materiais recicláveis.